APROVEI! – A mistura da Itália, com Nordeste e o Tio Sam

Texto e fotos: Gilberto Evangelista

17/02/18

Todo mundo sabe… relacionamento para dar certo é preciso, vez em quando, dar uma renovada pra coisa não cair no marasmo. E a regra é valida pra tudo. Pode perceber é assim no namoro e no casamento, tem que rolar aquelas surpresas inesperadas pro trem pegar fogo e dar aquele gás. A manicure que não compra esmaltes novos, o DJ que não apresenta descobertas, o taxista que não muda o repertório de suas histórias, todos estão fadados ao fracasso, ao esquecimento, ao purgatório. E o mesmo acontece com os restaurantes. A gente começa a frequentar, repetir e quando menos espera, se nada mudou no cardápio, o gosto de déjà vu se instala na boca e a gente sai à caça de novidades por melhor que seja a casa.

No caso específico do La Tambouille do Espaço Gourmet do ParkShopping, por exemplo, eu o conheço desde que abriu suas portas há cerca de seis anos. Devo admitir que sempre tive boas experiências por lá, ou seja, sempre saí lambendo os beiços pela excelência de suas receitas, mas, principalmente, porque eles tem o hábito de sempre colocar uma novidade no menu executivo, em datas marcantes ou festivais em que participa. Agora no começo de 2018, o restaurante decidiu brindar os seus clientes com uma renovação no seu cardápio na ordem de nada menos que 50% de suas receitas. Isso mesmo, metade do menu!!!

Kenis Henon esta de volta ao Brasil e assina novidades do menu do La Tambouille

No entanto, os amantes do local não precisam se preocupar, muito pelo contrário, pois a essência, a tradição, e os clássicos do grande chef Giancarlo Bolla (que faleceu em 2014) permanecem por lá. O que aconteceu é que um de seus principais pupilos, o Kenis Henon que inaugurou a casa – ficou três anos e pouco e depois caiu no mundo agora está de volta ao comando do fogão. Ele acaba de chegar de uma temporada de cerca de dois anos e meio na Big Apple, a metrópole mais efervescente do planeta, a incomparável Nova York (e preste muita atenção pois não é a do Maranhão não, mas a do Tio Sam mesmo).

E numa brincadeira despretenciosa, decidi batizar as mudanças que o jovem Henon trouxe como o mix do grana padano com o Dry Martini e o jerimum, fazendo uma referência à sua formação italiana, sua recente aventura norte americana com o background de suas origens nordestinas. Pra ficar mais claro, vamos ao resumo das impressões que tive das novidades que foram apresentados, dias atrás, para a imprensa ter uma ideia geral das novidades. No quesito entradas o serviço começou com a Salada de Verão com Quinoa e Ricota Fresca e o Polvo Grelhado com Húmus e Frutas Cítricas. Ambas são donas de um visual incrível como podem perceber nas fotos que fiz dos pratos.

No entanto, como não como polvo, posso dizer que a salada é de uma refrescância ímpar, a cara do verão, pois tem inspirações nos andes e na América do Norte, onde o confit de cebola roxa harmoniza com o “picles” de aspargos e a quinoa cozida al dente com cebola, azeite e alho. Quanto à segunda, os amiguinhos que comeram disseram que estava dividina, e eu acredito, pois pra mim a primeira regra de um prato é ele encher os olhos, e sente só o tanto que é lindo, parece até um quadro de tão bonito.

Agnolotti di Vitelo al Burro e Salvia com Salsa di Arrosto

Bom, quando chegamos aos pratos principais, o Agnolotti di Vitelo al Burro e Salvia com Salsa di Arrosto estava simplesmente divino, feita à moda caseira na cozinha do La Tambouille, a massa estava fresquíssima, e com um recheio também artesanal, que leva na sua composição um mix de vitelo, lombo suíno magro e carne bovina para garantir o sabor, a consistência e a textura desse blend que fica ainda mais mágico no contraste com a salvia frita e as lascas de Grana Padano.

Pescada com Noisette de Abóbora e Aspargos Laminados ao Dry Martini

Já a Pescada com Noisette de Abóbora e Aspargos Laminados ao Dry Martini é outra receita que Kenis Henon criou para sua volta, colocando nesse prato as três porções da sua trajetória pessoal e profissional que citei acima, seu Nordeste, sua Itália e sua New York City, numa busca “para ampliar os horizontes, experimentar e adquirir um novo jeito de cozinhar”, segundo ele mesmo.

Duetto di Cannolli Siciliano

Bom, chegando finalmente à parte mais doce dessa história, Kenis apresenta, entre outras guloseimas para os clientes do La Tamboulle o Duetto di Cannolli Siciliano, um clássico da cozinha italiana que coloca lado a lado, e em perfeita harmonia, o creme de ricota com amendoim e a mousse de chocolate meio amargo com castanha recheando os crocantes tubinhos de massa doce frita. Na realidade, a sobremesa já fez parte do cardápio e agora volta repaginada pelo chef, que trouxe também a minha nova paixão no quesito doces, o Bonet, um pudim de chocolate feito com biscoito de amaretto esfarelado com toques de rum carta ouro e limão siciliano. Como não vai farinha de trigo em seu preparo, o doce é ideal para quem tem intolerância a glúten, mas eu que posso tudo, já digo logo, Jesus!!!!, eu quero comer isso todo dia, principalmente se o meu nutricionista Almir deixar…

Bonet

Acho que não vai rolar, mas pra vocês que podem, só digo uma coisa, pode cair matando, literalmente, porque tem muito mais do que isso que descrevi acima e você vai poder se apaixonar de novo e novamente a cada visita porque esse Kenis, eu vou te dizer, simplesmente arrasou, APROVEI! 100% e feliz de Brasília em poder ter ele de volta entre nós.

Quer experimentar?

La Tambouille

Espaço Gourmet do ParkShopping

(61) 3047-5925

Segunda a Quinta: 12h às 23h

Sexta e sábado: 12h às 01h

Domingos e feriados: 12h às 21h