APROVEI! Barista – Você também pode ser um

Texto e fotos: Gilberto Evangelista

15/09/17

Nova linha de sabores da Nespresso Brasil, para o cliente explorar o seu lado barista

A Nespresso acaba de lançar no país uma edição limitada de cafés batizada de Barista. A ideia é fazer com que os clientes possam preparar em suas casas as receitas clássicas do Cappuccino, do Machiato e do Ristretto. A promessa da empresa é que qualquer simples mortal pode extrair uma dessas bebidas à perfeição como o fazem os melhores profissionais do mundo.  E como não faz muito tempo que eu comprei minha primeira cafeteira da marca, lá fui eu todo cheio de curiosidade degustar a novidade, e claro, o resultado não poderia ser outro, eu APROVEI de imediato.

Na realidade, eu descobri a linha Barista da Nespresso por acaso. Eu estava passando na frente da boutique do ParkShopping quando me vi atraído pela nova decoração da vitrine, que traz uma cápsula enorme marmorizada de bege e marrom no meio de uma rosa gigante em tons próximos. Visual do jeito que sou, pulei pra dentro da loja e perguntei do que se tratava. O lançamento é composto por três tipos de blends diferentes e que você pode comprar separadamente ou junto para ir degustando em diferentes momentos do dia, seja sozinho, com a família ou os amigos. Mesmo porque, café é aquele tipo de bebida democrática que une as pessoas da mesma forma que se torna a companheira ideal para quem quer ficar sozinho numa boa.

Filosofias a parte, vamos falar do primeiro café da linha, o Barista Chiaro. Feito de uma mistura de grãos que inclue o Arábica não lavado do Cerrado brasileiro e o lavado do Quênia, o blend é ideal para extrair um Cappuccino clássico italiano com 25ml de café e 60ml de leite homogeneizado (aquele que foi batido até atingir o ponto de algodão doce).  Ao despejar o leite no café (como na imagem acima), a bebida ganha uma doçura natural, dispensando o açucar, perfeita para ser a primeira dose de café do dia. Olha, eu devo confessar que não tenho ainda o paladar desenvolvido pra dispensar o açucar do meu café, mas decidi arriscar e me entreguei à experiência sugerida: é verdade, a bebida fica suave, saborosa, levemente adocicada, mas intensa. Simplesmente maravilhosa!

Vamos ao segundo represente do trio, o Barista Scuro “para um marcante e encorpado espresso macchiato”. Os dizeres da propaganda na brochura da grife suíça não mentiram, as duas colheres de sobremesa de espuma de leite quebram literalmente o tom amargo dos 40 ml de café que foram extraídos da cápsula. Sabe aqueles cafés que a gente toma no meio da tarde para buscar uma energia extra e chegar ao fim do dia em forma ou que ajudam embalar uma boa conversa de negócios ou, quem sabe, uma paquerinha gostosa? Pois é, você encontra isso nesse mix de Arábicas lavados da Costa Rica e da Cundinamarca (na Colômbia). Dá vontade de tomar um, depois mais outro, mais outro e por aí vai…

Para o terceiro e último, o Barista corto, a Nespresso recomenda que ele seja tomado puro para ressaltar na boca a mistura do Arábica das monções da Índia com o Robusta lavado da Guatemala. Eu sei que essas informações não fazem o menor sentido para muita gente, inclusive se eu disser que estamos falando de um Ristretto de torra escura de intensidade 11. No entanto, o que precisa ficar claro é o seguinte, este é aquele café ideal para fechar um jantar que foi regado a receitas especiais, pratos com personalidade, sobremesas divinas e que merece um toque final à altura, ou seja, para fechar com estilo uma verdadeira experiência gourmet. Eu experimentei e devo dizer que fiquei sentindo durante um bom tempo o perfume da bebida na boca e de uma forma bem agradável.

Para finalizar, é preciso dizer que, mesmo a empresa sugerindo o modo de consumo, cada pessoa pode comprar, preparar e beber a linha Barista como bem entender. Afinal, gosto não se discute. Mas aqueles que toparem a ‘brincadeira’, com certeza não irão se arrepender, principalmente se tiverem à mão um Aeroccino (foto acima), pois o acessório faz toda a diferença no preparo das receitas como é possível ver nas fotos que fiz durante a degustação desses novos sabores. Diga-se de passagem, parece até que ficaram mais gostosos só porque foram preparados na Essenza Mini e na Expert, os lançamentos cheios de estilo e tecnologia que já estão disponíveis nas boutiques Nespresso e na sua rede de representantes em todo o Brasil.

Onde tem Boutique Nespresso em Brasília?

Iguatemi Shopping – Lago Norte

ParkShopping – Guará




Deixe uma resposta