APROVEI! – Gilberto Evangelista apresenta a nova pizzaria da cidade

Leovanna, nova pizzaria de Brasília oferece sabores

irreverentes e experiência gastronômica diferenciada

Por Gilberto Evangelista – Especial para o FL

Fotos: Bruno Pimentel e Divulgação

17/08/17

A coluna APROVEI! de hoje traz para você uma pizzaria que abriu recentemente em Brasília – mais precisamente na comercial da 202 Sul – a Leovanna, casa de ambiente agradável, que aposta na qualidade e frescor dos ingredientes para conquistar os amantes de uma das iguarias mais consumidas e idolatradas no mundo. Com massa um pouco mais fofa do que encontramos geralmente por aí – resultado da farinha de moagem duplo zero que vem diretamente da Itália – e uma borda um pouco mais generosa e bem apetitosa, a pizza oferecida por este novo restaurante surpreende de partida, com fatias muito mais macias do que as que recebemos em casa pelos deliverys ou consumimos nos rodízios que rolam na cidade, ou seja, nesse recinto você não vai comer pizza seca ou esturricada, mas assada e crocante na medida certa.

Funcionando a la carte na maior parte da semana, a casa separou os jantares das segundas e terças-feiras para trabalhar no esquema de rodízio ao custo de R$ 39,90 (trinta e nove e noventa) por pessoa; um valor muito interessante a se levar em consideração frente à qualidade duvidosa de boa parte da concorrência. Anyway, independentemente do serviço, o que importa é que o resultado que vem até a mesa agrada bastante, mesmo quando estamos experimentando receitas tradicionais como as de Calabresa e Frango com Catupiry. Na primeira, o molho pomodoro legítimo faz toda a diferença, ao ponto de quase nos fazer esquecer que ela vem sem cebola e, bora combinar, calabresa sem cebola é quase um crime. Mas aqui está tudo ok. Já no caso da segunda, as gotas de catupiry mescladas aos tomates picados, ao cheiro verde e às especiarias salpicadas no final do preparo são de fazer virar os olhos. Simples, mas genial!

As especialidades

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já no quesito pizzas especiais, vale destacar duas que são realmente nota 10! A Zuccini, que é feita com abobrinha grelhada, muçarela, parmesão e presunto de parma cru, e a Duo Formaggi, cuja combinação harmoniosa recebe cogumelos shitake e shimeji adornados em pedacinhos de nozes (item opcional, mas que você não deveria nem ser louco de não pedir – e olha que quem está falando isso é alguém que detesta bolos, tortas e bombons de nozes). No entanto, para não ficar parecendo que tudo é perfeito na Leovanna, a pizza de Picanha ao Creme não é das combinações mais felizes, mesmo que a receita contemple lascas de grana padano, queijo que tem o dom de deixar tudo maravilhoso. Simplesmente a mistura de sabores não me convenceu, sem falar que a carne talvez precisasse ter um pouco mais de atenção quanto ao seu ponto de preparo. Caso bem diferente da pizza doce Mousse de Maracuja com Banana, que tinha tudo para desagradar (já que o creme poderia amolecer demais a massa), muito pelo contrário, o croc-croc que as sementes da fruta dá, somado ao toque de canela na composição do prato fazem somente aumentar a vontade de pedir: “Por favor, mais um pedaço”.

Ah! E pra não exagerar nos comentários – o que deixaria esta matéria muito mais com cara de spoiler do que com texto gastronômico – vamos falar somente sobre mais duas coisinhas do empreendimento que está sob o comando do empresário Raimundo Chacon. O primeiro deles é que o ambiente da Leovanna tem um projeto arquitetônico e de decoração muito agradável, que leva a assinatura da Maai Arquitetura, onde tons neutros e mobiliário de madeira conferem um toque aconchegante, quase como se estivéssemos sendo recebidos na casa de alguém muito querido. O último, e não menos merecedor da nossa aprovação, é a carta de bebidas.

Na noite de degustação oferecida à imprensa foi servido um vinho excelente e que acompanhou perfeitamente todas os sabores de pizza destacados acima, o Casas del Maipo, um varietal chileno feito de uva carménère que deve ser apreciado até a última gota da garrafa. Pode pedir, com certeza você vai dizer APROVEI! ao final da experiência.

Quer conhecer?

Leovanna

202 Sul, Bloco A, Loja 4

(61) 3222-5350

Funcionamento: todos os dias, das 18h às 00h

Instagram e facebook: @leovannarestaurante




Deixe uma resposta