APROVEI! – Gratinado e Sabor Glacê, uma dupla de sucesso

Texto e Fotos: Gilberto Evangelista

05/01/18

Almoçar num canto e comer a sobremesa em outro. A primeira APROVEI! de 2018 é sobre um hábito que eu tenho desde sempre e que, com certeza, muitos de vocês também possuem, o de fazer qualquer esforço para ter um almoço perfeito do começo ao fim, nem que para isso seja preciso percorrer alguns quilômetros a mais. Em alguns casos, acontece do restaurante ficar na Asa Sul e a doceria na Asa Norte ou vice-versa. Tem vezes que a distância é bem maior envolvendo até cidades satélites; já em outras, os estabelecimentos são praticamente lado a lado, como é o caso do Gratinado e da Sabor Glacê, que ficam ambos na SCLN 108, onde eu tive o enorme prazer de fazer o último almoço do ano passado.

Bom, começando pelo Gratinado, ele é daqueles restaurantes inusitados que escolheram se dedicar a um cardápio enxuto oferecendo dois, três pratos apenas, mas caprichando para que eles saiam bem próximos à perfeição. No caso eles oferecem parmegianas de filé e de frango (que vêm acompanhadas por arroz e batata frita – chips ou caseira), além de lasanhas bolonhesa e de beringela. As carnes podem ser pedidas para uma, duas e quatro pessoas respectivamente; a massa, no entanto, sai apenas individual. Os mais vorazes podem pedir ainda porções extras de arroz e de batata frita palito – excelente para abrir o apetite junto com cervejas ultra-geladas como a Estrella Galicia e a Sul Americana.

É isso mesmo pessoal… Decidi sair da minha dieta com gosto, chutando o pau da barraca como um verdadeiro glutão. Pedi logo uma parmegiana de filé individual e uma lasanha de beringela pra dois – pratos que foram precedidos por uma porção crocante de fritas e as cervejas supracitadas. Eu não vou ser redundante de dizer que estava tudo uma delícia, pois as fotos não mentem; elas foram feitas de celular minha gente e acho que dá até pra sentir o cheirinho da comida se vocês quiserem e acreditarem que isso é possível. Anyway… O que posso acrescentar é que o molho de tomate é zero acidez; a lasanha é gostosa de um tanto que carnívoros e vegetarianos vão amar na mesma intensidade; os pratos são muito generosos; e que vale a pena pedir a batata chips no lugar da caseira, assim como pingar umas gotas da pimenta em conserva da casa para dar um up no sabor e fazer subir a temperatura corporal – ainda mais se estiver um dia nublado e friozinho como foi o derradeiro 31 de dezembro de 2017.

Como todos já podem imaginar, conta paga, hora de descer rumo ao bloco vizinho pra se deliciar com uma fatia de torta da Sabor Glacê. Diferente da casa anterior, a confeitaria tem uma grande variedade de produtos, que chega ao ponto de gerar dúvidas nos clientes quanto ao sabor a ser escolhido. No entanto, esse é o tipo de problema que eu não tenho, pois quando vou a um lugar eu sei exatamente o que me levou até lá. Neste caso, aquela que tem sido a minha preferida dos últimos tempos é a Moça, uma torta feita com chocolate belga e leite condensado. Na verdade, ela tem também uma camada de creme branco no meio dela que as meninas de lá dizem ser de leite condensado, mas eu tenho certeza de que é de outra coisa, só que também não consigo afirmar do que seja. O que importa é que ela é MARAVILHOSA e se decidir experimentar, você vai me dar razão que ela é boa sem precedentes e com um expresso para acompanhar então… Jesus!

(Ah! O pratinho e o copo descartável que aparecem na foto foi devido ao racionamento de água que acontecia nesse dia na região, fazendo com que o lugar adote a medida, mas geralmente é louça tradicional mesmo).

Quer conhecer?

GRATINADO

SCLN 108, Bloco D, loja 16

Funciona de terça a domingo das 11h30 às 23h.

(61) 3034-7060

SABOR GLACÊ

SCLN 108, Bloco C, loja 04

Aberta de segunda a sábado das 8h às 19h.

(61) 3037-7770.