APROVEI: LaaP – comida argentina pertinho de você

Texto e fotos: Gilberto Evangelista

15/12/17

Cozinhas de diversas partes do mundo, taí uma das coisas que eu mais gosto em cidades grandes como Brasília. Ééééé meu povo… Brasília virou cidade grande faz tempo! Não é como na década de noventa que para achar um bom restaurante era preciso gastar muita sola de sapato ou pneu de automóvel. Hoje as opções são muitas, variadas, para todos os tipos de bolso e com qualidade de nível “supimpa” pra cima. (Nossa! Acho que não se usa mais “supimpa”, vai ver tem gente que nem sabe o que significa… anyway…)

Enfim, esta semana eu tive o prazer de conhecer o restaurante La Argentina al Plato, mais conhecido como LaaP, no Shopping Venâncio. Inaugurada desde o último dia primeiro de dezembro, a casa que já existe há algum tempo em Águas Claras convidou a imprensa para degustar algumas de suas delícias. Antes de mais, preciso ressaltar o ambiente criado pelo Studio Grell, que é extremamente convidativo, com toques de decoração industrial. O teto sem forro – pintado de preto – com canos aparentes contrasta com a parede de tijolinhos que ganhou um aramado charmoso no arremate. Madeira e couro nos móveis completam essa sensação de boas-vindas típica dos ambientes que conseguem nos fazer sentir em casa. Esse sentimento, inclusive, fica maior ainda graças à invasão de luz natural que vem da rua e que transforma a vibe do lugar à medida que o tempo vai passando.

Bom, no tocante à comida, nós fomos recepcionados com delicadas empanadas do La Porteña – fornecedor oficial do salgado para o restaurante. Massa saborosa, macia e com uma quantidade generosa de recheio. No entanto, sugiro aos leitores que forem até lá que solicitem a empanada de carne apimentada, pois a de carne suave não é tão saborosa quanto as que comi nas ruas de Buenos Aires. Por lá, o tradicional quitute que a gente encontra em toda esquina é geralmente um pouco mais carregada no tempero… Um detalhe bobo, mas que pode fazer toda a diferença se você também criar esse tipo de expectativa que eu criei.

Aqueles que acompanham a coluna sabem que eu estou de dieta, então não pude fazer como meus amiguinhos e degustar o visualmente maravilhoso Clericot, nem a incrível cerveja Patagônia (weisse) que alguns tomaram… Mas eles me garantiram que estavam nota 10!

A Milanesa al Plato (de carne vermelha), eu também tive que pular e por um motivo óbvio, o regime não permite. No entanto, não consegui evitar a batata rústica, confesso. Quando meu prato chegou (uma fraldinha divinamente preparada ao ponto para bem), eu acabei comendo três… Juro, apenas três unidades, e estavam quentinhas, crocantes por fora e macias por dentro: perfeitas! Assim também estava a salada caprese que pedi como acompanhamento.

Voltando para a minha carne, ela veio à mesa com um potinho de molho chimichurri do lado que nem na Argentina eu comi igual. Sério! O restaurateur Gonzalo Gomes me explicou que ele e a chef Janaína Rosa desenvolveram essa receita depois de algumas experiências. Ela reúne um mix de ingredientes secos e frescos como alho, orégano, tomilho, pimenta e alguns eteceteras que não vem ao caso revelar por aqui. Hmmm… Que delíciaaaa! Comam! Pois este potinho de chimichurri não é, definitivamente, um enfeite para o prato ficar bonitinho.

Outra concessão que eu fiz nessa tarde foram duas ou três colheradas no brownie de chocolate com nozes (molhadinho e macio no meio) e no sorvete de doce de leite (suave e nada exagerado no açúcar) da Doce Gelatto. Pra fechar, um expresso forte, cheiroso e bem encorpado. Voilà! Assim foi a viagem de quase duas horas que fiz ao país vizinho, mas sem a necessidade de tirar os pés de Brasília. Essa é uma brincadeira que sempre proponho aos amigos, afinal, a gente pode ir bem ali nos Estados Unidos, na França ou na Itália gastando muito pouco para almoçar, lanchar ou jantar. Esta é para mim uma das funções da gastronomia, trazer a cultura alheia para bem pertinho de nós num estalar de dedos.

Portanto, se você quiser entrar na brincadeira e conhecer a Argentina agora mesmo, pode começar pelo LaaP, eu fui e APROVEI 100%! Lá você também pode aproveitar do menu executivo que é oferecido de segunda à sexta-feira por apenas R$ 34,90. Nele o cliente tem direito ao corte da semana mais 01 (um) acompanhamento. Explicando melhor, a cada semana o restaurante tem um novo corte sugestão saindo por um precinho mais bacana. Você pode chegar lá e ter como opção o Vacio, o Bife de Tira (que aparece em uma das minhas fotos), o T-Bone, o Ancho, o Chorizo, a Picanha Argentina, entre outros. Mais uma sugestão da casa são as sodas italianas, uma novidade no cardápio. Feitas de xaropes, frutas e água com gás, elas se transformam em uma ótima pedida para matar o calor no verão que vai chegar já, já, ou seja, a partir do próximo dia 21 de dezembro.

Quer conhecer?

LaaP – Covina Argentina
Rua 13/14 Norte, Lj 183, Shopping Vitrinni, Águas Claras
Tel: 61 3546-2744
Seg à Qua das 17 às 23h / Qui, Sex, Sab, Dom e Feriados: 12h às 23h ou Venâncio Shopping – Térreo. De segunda à sábado, sempre das 11h30 às 23h.